Esta pesquisa é de
cunho qualitativo, na medida em que nos voltamos para entender e interpretar
dados e relatos no decorrer do nosso trabalho. Ela foi desenvolvida dentro da
sala aula, sendo que o pesquisador foi o próprio professor, estando inserido no
ambiente da pesquisa. Assim pode
realizar interferências e observações com mais autonomia, convivendo mais
próximos dos alunos.
Metodologia
da pesquisa:
1.1 Problema de
Pesquisa
A metodologia através
de resolução de problemas aliada ao aplicativo Winplot contribui para a
construção do conceito de função pelos alunos do ensino médio?
1.2 Objetivo Geral
Investigar a contribuição da metodologia através de resolução de problemas aliada ao uso do aplicativo Winplot para a construção do conceito de função por alunos do ensino médio.
1.2 Objetivo Geral
Investigar a contribuição da metodologia através de resolução de problemas aliada ao uso do aplicativo Winplot para a construção do conceito de função por alunos do ensino médio.
1.3 Objetivos Específicos
Verificar por meio da metodologia de resolução de problemas e do aplicativo Winplot de que forma mais efetiva as atividades contribuem para a construção do conceito de função. Analisar, a partir dos resultados obtidos, quais foram as principais dificuldades apresentadas pelos alunos na construção do conceito de função.
Questionários:
a)
Questionário
1: com o objetivo de diagnosticar o
perfil por alunos do 1° ano do Ensino Médio, quanto à utilização do uso do
computador e possíveis perspectivas para a construção do conceito de função.
O questionário foi
constituído de oito questões, sendo quatro de marcar ou numerar de acordo com
prioridades, e as demais questões eram abertas.
b)
Questionário
2:
Com
o objetivo de saber o nível de conhecimento dos alunos referente ao conteúdo
matemático de funções, foram elaboradas seis atividades.http://conceitodefuncao.blogspot.com.br/2013/09/questionario-2.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário