Abordagem Metodológica

Esta pesquisa é de cunho qualitativo, na medida em que nos voltamos para entender e interpretar dados e relatos no decorrer do nosso trabalho. Ela foi desenvolvida dentro da sala aula, sendo que o pesquisador foi o próprio professor, estando inserido no ambiente da pesquisa. Assim pode realizar interferências e observações com mais autonomia, convivendo mais próximos dos alunos.

Metodologia da pesquisa:

 1.1  Problema de Pesquisa
A metodologia através de resolução de problemas aliada ao aplicativo Winplot contribui para a construção do conceito de função pelos alunos do ensino médio?

1.2 Objetivo Geral
Investigar a contribuição da metodologia através de resolução de problemas aliada ao uso do aplicativo Winplot para a construção do conceito de função por alunos do ensino médio.
      
       1.3 Objetivos Específicos
        Verificar por meio da metodologia de resolução de problemas e do aplicativo Winplot de que forma mais efetiva as atividades contribuem para a construção do conceito de função.  Analisar, a partir dos resultados obtidos, quais foram as principais dificuldades apresentadas pelos alunos na construção do conceito de função.

Questionários:
a)      Questionário 1: com o objetivo de  diagnosticar o perfil por alunos do 1° ano do Ensino Médio, quanto à utilização do uso do computador e possíveis perspectivas para a construção do conceito de função.
O questionário foi constituído de oito questões, sendo quatro de marcar ou numerar de acordo com prioridades, e as demais questões eram abertas.

b)      Questionário 2:
            Com o objetivo de saber o nível de conhecimento dos alunos referente ao conteúdo matemático de funções, foram elaboradas seis atividades.

http://conceitodefuncao.blogspot.com.br/2013/09/questionario-2.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário