Uso de tecnologia em sala de aula


Sobre o uso da tecnologia em sala de aula, as Orientações Curriculares Ensino Médio (2006) enfatizam que é um recurso que pode subsidiar o processo de aprendizagem de matemática.
A inserção do computador e seus aplicativos não é uma tarefa fácil para o professor, pois exige um novo olhar para a sua prática, além de que nem todos os aplicativos matemáticos efetivamente auxiliam a aprendizagem, não fazendo com que os alunos construam o conhecimento servindo apenas para lazer e não uma ferramenta educacional. Limitações existem, mas as explorações dos pontos positivos e negativos de um aplicativo de matemática podem originar um momento de reflexão sobre o uso da tecnologia.
Nos aplicativos utilizados para a aprendizagem, os alunos podem explorar e construir diferentes conceitos matemáticos, fazer experimentos, testar hipóteses e esboçar conjecturas.
São características desses programas:

a)   Conter certo domínio do saber matemático: a sua base do conhecimento
b)   Oferecer diferentes representações para um mesmo objeto matemático: numérico, algébrico, geométrico.
c)   Possibilitar a expansão de sua base de conhecimento por meio de macro construções
d)   Permitir a manipulação dos objetos que estão na tela. (BRASIL.2006, p.69)

            Dessa forma o computador pode ser utilizado no processo educativo tanto por parte dos professores quanto dos alunos. Os aplicativos matemáticos são projetados para ensinar de uma maneira mais fácil, mais rápida e mais eficiente.
          Os aplicativos matemáticos também permitem rever o conhecimento já apresentado em sala de aula, proporcionando que o objeto matemático não seja visto apenas como um conjunto de símbolos ou desenhos, mas que pode ser manipulado e representado.
Os recursos disponibilizados na utilização dos aplicativos educacionais facilitam a exploração algébrica e gráfica, de forma simultânea, ajudando o aluno a entender o conceito de função. Os PCNEM (2000) enfatizam que a escolha de um software torna-se um fator determinante na qualidade do aprendizado.


Sobre o Winplot

O trabalho de Batista, Barcelos, Rapkiewicz e Hora (2004, p.9) destaca o seguinte sobre o aplicativo Winplot:

Pontos positivos o software: contribui para o desenvolvimento da capacidade de observação e do sendo crítico; possibilita a associação de ideias e contribui para evitar simples memorizações; desperta o interesse do usuário, permitindo melhor a aprendizagem, favorecendo a construção do conhecimento; permite promover “animação” dos gráficos a partir de parâmetros adotados e traça, simultaneamente, gráfico de uma família de equações, considerando determinados parâmetros; traça gráficos em 2D e em 3D (duas e três dimensões).

De acordo com Borba e Villareal (2005, P.154) “o principal feedback dado pelos softwares se refere ao aspecto visual. Com um software gráfico, como o Winplot , por exemplo, os estudantes podem inserir uma função e gerar um gráfico que apresenta o seu comportamento”,logo este aplicativo, variando os parâmetros, analisando o comportamento e podendo confrontar com a representação gráfica, possibilita observar as características de cada função, tanto em seus aspectos gerais como em casos particulares.
            O aplicativo Winplot utilizado para a construção do conceito de função poderá auxiliar na análise do efeito da representação gráfica da variação dos parâmetros das equações.
Especificamente o aplicativo Winplot, foi desenvolvido pelo Professor Richard Parris "Rick”, da Philips ExeterAcademy, por volta de 1985. Escrito em C, chamava-se PLOT e rodava no antigo DOS. Com o lançamento do Windows 3.1, o programa foi rebatizado de "Winplot". A versão para o Windows 98 surgiu em 2001 e está escrita em linguagem C++. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no site: ≥≤http://math.exeter.edu/rparris/winplot.htmt
O aplicativo é inteiramente gratuito e de fácil localização. Além de ser de fácil utilização, pois existe ajuda em todas as partes do programa e aceita as funções matemáticas de modo natural. É muito pequeno e portável, roda em sistemas Windows 95/98/ME/2K/XP, sendo sempre atualizado. Possui uma versão em português, onde a tradução foi feita pelo Professor Adelmo Ribeiro de Jesus com a participação nas versões mais recentes do Professor Carlos César de Araújo.
O Winplot permite a construção de gráficos em duas ou três dimensões, é admitida a construção simultânea de gráficos e a sua visualização gráfica através de animações; localiza raízes de funções; facilmente mostra as coordenadas de cada ponto que se deseja encontrar, cria pontos e segmentos; podem ser representadas inúmeras funções; permite troca de cores e escalas, entre outros. As criações podem ser salvas para posteriores alterações e consultas.

Como utilizar o Winplot
Vejamos como construir uma função no aplicativo Winplot:
Primeiramente clicamos no ícone  
 que abrirá a caixa:

Figura 1: caixa do Winplot


Agora, clique em “Janela”, onde surgira uma coluna onde deverá clicar em “2-dim” e aparecerá uma janela “sem nome” aonde serão visualizadas as representações gráficas.
  


 Figura 2: janela do Winplot                                 
 Figura 3: tela do Winplot

 Clicando em “equação” aparecerá uma nova janela e clique em “1 .Explícita...F1”

Figura 4: janela do Winplot

Aparecerá a caixa onde devemos digitar a equação desejada.

Figura 5: caixa do Winplot

Por exemplo, na janela y=f(x) digite no espaço em branco a função f(x)=2x e clique em “ok”. Logo na janela de gráfico aparecerá a função digitada.

Figura 6: gráfico do Winplot


Podemos criar outros gráficos nesta mesma janela, mudar cores entre outros comandos. 

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