Sobre o uso da
tecnologia em sala de aula, as Orientações Curriculares Ensino Médio (2006)
enfatizam que é um recurso que pode subsidiar o processo de aprendizagem de
matemática.
A inserção do
computador e seus aplicativos não é uma tarefa fácil para o professor, pois
exige um novo olhar para a sua prática, além de que nem todos os aplicativos
matemáticos efetivamente auxiliam a aprendizagem, não fazendo com que os alunos
construam o conhecimento servindo apenas para lazer e não uma ferramenta
educacional. Limitações existem, mas as explorações dos pontos positivos e
negativos de um aplicativo de matemática podem originar um momento de reflexão
sobre o uso da tecnologia.
Nos aplicativos
utilizados para a aprendizagem, os alunos podem explorar e construir diferentes
conceitos matemáticos, fazer experimentos, testar hipóteses e esboçar
conjecturas.
São características desses
programas:
a)
Conter
certo domínio do saber matemático: a sua base do conhecimento
b)
Oferecer
diferentes representações para um mesmo objeto matemático: numérico, algébrico,
geométrico.
c)
Possibilitar
a expansão de sua base de conhecimento por meio de macro construções
d)
Permitir
a manipulação dos objetos que estão na tela. (BRASIL.2006, p.69)
Dessa forma o computador
pode ser utilizado no processo educativo tanto por parte dos professores quanto
dos alunos. Os aplicativos matemáticos são projetados
para ensinar de uma maneira mais fácil, mais rápida e mais eficiente.
Os
aplicativos matemáticos também permitem rever o conhecimento já apresentado em
sala de aula, proporcionando que o objeto matemático não seja visto apenas como
um conjunto de símbolos ou desenhos, mas que pode ser manipulado e
representado.
Os recursos
disponibilizados na utilização dos aplicativos educacionais facilitam a
exploração algébrica e gráfica, de forma simultânea, ajudando o aluno a
entender o conceito de função. Os PCNEM (2000) enfatizam que a escolha de um
software torna-se um fator determinante na qualidade do aprendizado.
Sobre o Winplot
O trabalho de
Batista, Barcelos, Rapkiewicz e Hora (2004, p.9) destaca o seguinte sobre o
aplicativo Winplot:
Pontos positivos o software:
contribui para o desenvolvimento da capacidade de observação e do sendo crítico;
possibilita a associação de ideias e contribui para evitar simples
memorizações; desperta o interesse do usuário, permitindo melhor a
aprendizagem, favorecendo a construção do conhecimento; permite promover
“animação” dos gráficos a partir de parâmetros adotados e traça,
simultaneamente, gráfico de uma família de equações, considerando determinados
parâmetros; traça gráficos em 2D e em 3D (duas e três dimensões).
De acordo com Borba e
Villareal (2005, P.154) “o principal feedback dado pelos softwares se refere ao
aspecto visual. Com um software gráfico, como o Winplot , por exemplo, os
estudantes podem inserir uma função e gerar um gráfico que apresenta o seu
comportamento”,logo este aplicativo, variando os parâmetros, analisando o
comportamento e podendo confrontar com a representação gráfica, possibilita
observar as características de cada função, tanto em seus aspectos gerais como
em casos particulares.
O
aplicativo Winplot utilizado para a construção do conceito de função poderá
auxiliar na análise do efeito da representação gráfica da variação dos
parâmetros das equações.
Especificamente o
aplicativo Winplot, foi desenvolvido pelo Professor Richard Parris "Rick”,
da Philips ExeterAcademy, por volta de 1985. Escrito em C, chamava-se PLOT e
rodava no antigo DOS. Com o lançamento do Windows 3.1, o programa foi
rebatizado de "Winplot". A versão para o Windows 98 surgiu em 2001 e
está escrita em linguagem C++. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no
site: ≥≤http://math.exeter.edu/rparris/winplot.htmt
O aplicativo é inteiramente gratuito e de fácil localização.
Além de ser de fácil utilização, pois existe ajuda em todas as partes do
programa e aceita as funções matemáticas de modo natural. É muito pequeno e portável, roda em
sistemas Windows 95/98/ME/2K/XP, sendo sempre atualizado. Possui uma versão em português, onde a
tradução foi feita pelo Professor Adelmo Ribeiro de Jesus com a participação
nas versões mais recentes do Professor Carlos César de Araújo.
O Winplot permite a
construção de gráficos em duas ou três dimensões, é admitida a construção
simultânea de gráficos e a sua visualização gráfica através de animações;
localiza raízes de funções; facilmente mostra as coordenadas de cada ponto que
se deseja encontrar, cria pontos e segmentos; podem ser representadas inúmeras
funções; permite troca de cores e escalas, entre outros. As criações podem ser
salvas para posteriores alterações e consultas.
Como utilizar o Winplot
Vejamos como construir
uma função no aplicativo Winplot:
Primeiramente
clicamos no ícone
que abrirá a caixa:
Figura 1: caixa do Winplot
Agora, clique em “Janela”,
onde surgira uma coluna onde deverá clicar em “2-dim” e aparecerá uma
janela “sem nome” aonde serão visualizadas as representações gráficas.
Figura 2: janela do
Winplot
Figura 3: tela do Winplot
Clicando em “equação”
aparecerá uma nova janela e clique em “1 .Explícita...F1”
Aparecerá a caixa onde
devemos digitar a equação desejada.
Por exemplo, na janela
y=f(x) digite no espaço em branco a função f(x)=2x e clique em “ok”. Logo
na janela de gráfico aparecerá a função digitada.
Podemos criar outros
gráficos nesta mesma janela, mudar cores entre outros comandos.
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