Ativdades

Acompanhe a seguir as atividades:
Atividade 1
·         Descrição
       a) Problema
1.      Maira mudou-se para outra cidade e convidou-me para visitá-la. Para que eu pudesse chegar facilmente a sua casa, ela me enviou um mapa com algumas indicações.
Eis o mapa que Maira me enviou:
Figura 1: atividade 1. Fonte: adaptada Smole e Diniz (2010)

a)      Maira me disse: “Você sai da rodoviária à direita, vira à direita na esquina, anda quatro quarteirões e está na rua da minha casa. Então, vira à esquerda, anda dois quarteirões e chega à minha casa. Não tem como errar”. Realmente não errei e cheguei à casa de Maira. Mas você já imaginou se, no início, eu tivesse andado três quarteirões à esquerda, onde eu teria ido parar?
b)      Tomando a rodoviária como ponto de referência, indique alguns caminhos que posso fazer para ir ao cinema, ao zoológico e ao supermercado, respectivamente.
c)      Utilize o aplicativo Winplot para localizar os pontos correspondentes ao item anterior. Use a rodoviária como o ponto (0,0) e o comprimento de um quarteirão como unidade.


         b) Objetivo
O objetivo da primeira atividade realizada pelas duplas constitui na localização de pontos de acordo com a localização de locais em um mapa.  O esperado era que as duplas soubessem interpretar situações que envolvam localização de coordenadas no plano cartesiano.

c) Solução esperada pela professora 

 Atividade 2:
·         Descrição
      a)  Problema
Um vendedor recebe um ordenado fixo de R$ 500,00. Além disso, recebe mais R$10,00 cada vez que vende uma unidade do produto com o qual trabalha.
a)      Complete a tabela:
Unidades vendidas
0
1
2
3
10
40
x
Salário (R$)
500
510





Tabela 1: atividade 2. Fonte: adaptada Smole e Diniz (2010)

b)      O salário do vendedor é função do número de unidades vendidas?Por quê? Se for qual será a sua lei de formação?
c)      Faça o gráfico no Winplot para representar essa relação. Descreva como é este gráfico:
d)     De acordo com o gráfico, qual é o menor salário que o vendedor pode receber?
e)      Agora, não levando em conta a problemática do exercício, faça gráficos no Winplot, com o valor fixo para o salário e definindo o valor usual do numero de peças para valores negativos e positivos o que podemos observar?

      b) Objetivo
O objetivo da segunda atividade é que após a leitura do problema, sejamcompletados os dados da tabela e realizada as representações gráficas no aplicativo Winplot. A tabela permite que os alunos compreendam a situação apresentada e consigam construir um modelo em que explique a situação do vendedor cada vez que vende um produto. Através da lei de formação os alunos poderão conhecer seu gráfico, pois somente com os dados tabelados podemos não ter precisão na formação deste gráfico.

Atividade 3:
·         Descrição
a)      Problema
Um rapaz desafia seu pai para uma corrida de 100m. O pai permite que o filho comece a corrida 30m a sua frente. Observe o gráfico abaixo:

Figura 2: atividade 3. Fonte: adaptada Dante (2011)

a)      De acordo com o gráfico, qual reta representa a distância percorrida pelo pai e qual a do filho?
b)      Quem ganhou a corrida e qual foi à diferença de tempo entre o vencedor e o vencido?
c)      A que distância da largada o pai alcançou seu filho?
d)     Em que momento depois do início da corrida ocorreu à ultrapassagem?
e)      As retas da atividade são funções crescentes ou decrescentes? Faça gráficos no aplicativo Winplot, utilizando a função y= ax e para y=ax+b ,para valores positivos para o parâmetro a o que você observou? Repita o processo, mas agora apenas para valores negativos para o parâmetro a, o que você observou?
f)       Faça dois gráficos no aplicativo, y=x e para y=-x. Os gráficos da questão anterior passam pela origem? E os gráficos feitos neste item passam? Explique que fato leva para que isso ocorra ou não?

b)     Objetivo
O objetivo da terceira atividade constitui na interpretação de duas situações em um mesmo gráfico, as quais representam a variação da distância em relação ao tempo. O esperado era que os alunos apresentassem uma ideia de dependência entre as variáveis e reconhecessem se as retas são crescentes e decrescente alem de sua posição em relação à origem.

c)      Solução esperada pela professora

Atividade 4:
1.      Descrição
a)      Problema
Examine e depois complete esta tabela:
a)       
X
-2
-1
0
1
2
3
4
5
Y
-9
-4
1
6




Tabela 2: atividade 4
b)      Descubra se é uma função, caso for, qual a lei que representa os dados na tabela?
c)      Faça no winplot o gráfico desta função, descreva as suas características. Pode-se dizer que é uma função crescente ou decrescente? Por quê?
d)     A partir do gráfico encontrado acima fixe o parâmetro a, e varie o valor de parâmetro “b”. O que você observou? E se o valor de a=0?

b)     Objetivo
O objetivo da quarta atividade é que os alunos primeiramente encontrem um padrão pela lei de formação de acordo com a tabela e utilizem o aplicativo Winplot para visualizar o gráfico. Após trabalhar gráficos com o parâmetro a fixo e igual a zero para observar as funções constantes.


Atividade 5:
·         Descrição
a)      Problema
Quando medimos os lados de uma região, estamos determinados o valor do perímetro. Para determinar a medida do comprimento de uma região circular, utilizamos a relação comprimento e diâmetro, onde foi descoberto um valor constante, aproximadamente igual a 3,14, este número ficou conhecido como “pi”, o qual é representado pelo símbolo ¶. Com base nesta descoberta podemos calcular o comprimento de uma circunferência.


Figura 3: circunferência

a) Calcule o comprimento de circunferência cujos raios sejam respectivamente 0,5 cm; 1 cm; 1,5 cm; 2,0 cm; 2,5 cm e 3 cm.

b) Construa uma tabela colocando na primeira coluna o valor do raio e na segunda coluna o valor do comprimento.

c) Construa um gráfico para a representação desta tabela.

d) Elabore uma expressão matemática que, a cada valor do raio, faça correspondente um valor para o comprimento de circunferência.

e) Pode-se dizer que esta relação é uma função, por quê?

f) Sendo a relação uma função, determine seu domínio e sua imagem

b)     Objetivo
O objetivo da quinta atividade é que os alunos relacionem o comprimento da circunferência com o conceito de função. E com o auxilio do aplicativo Winplot, representem os dados da tabela e respondam as perguntas de acordo com o gráfico.

Solução esperada pela professora
Atividade 6:
·         Descrição
a)      Problema
O preço da passagem de ônibus urbano na cidade de Santa Maria é de R$ 2,45. Com base nesse dado, complete a tabela, relacionando o valor a ser pago com o número de passagens.
a)      Observe e complete a tabela:
Número de passagens
Valor a ser pago (R$)
1
2,45
2

4


36,75
17

25

Tabela 3. Atividade 8
b)      Qual é a constante neste problema? E qual é a variável?
c)      Se representarmos por y o valor a ser pago e por x o número de passagens pagas, estabeleça uma relação matemática que representa esta situação.
d)     Quantas passagens foram pagas, se foi gasto R$117,60? E com R$ 100,00 quantas passagens poderei comprar?
e)      Faça o gráfico no Winplot de acordo com a relação obtida no item c .Sabendo o preço do transporte seletivo “azulzinho” é de R$2,90 faça na mesma tela o gráfico dessas situações e compare os gráficos, qual gráfico cresce mais rápido? Cite o domínio e a imagem dos respectivos gráficos.(considerando também para valores negativos)

b)     Objetivo
O objetivo da sexta atividade consiste em após a leitura do enunciado, completar a tabela e responder as questões, relacionando as grandezas envolvidas. Utilizar o aplicativo Winplot para comparar os gráficos e identificar o domínio e a imagem dos mesmos.

c)      Solução esperada pela professora
   http://conceitodefuncao.blogspot.com.br/2013/09/solucao-esperada-atividade-6.html


Atividade 7:
·         Descrição
a)      Problema
Luiz e Marcelo estavam realizando um jogo. Marcelo dizia um número e Luiz dizia outro usando uma regra que só ele conhecia. O desafio de Marcelo era descobrir qual a regra que Luiz estava usando. Para poder se organizar melhor, Marcelo fez esta tabela.
Número que falei
(Marcelo)
Número falado (Luiz)
-2
3
-1
0
0
-1
1
0
2
3
3
8
Tabela 4. Atividade 9. Fonte: adaptada Smole e Diniz (2010)
Responda:
a)      Faça um diagrama de flechas para representar a tabela acima:
b)      A regra utilizada por Luiz é uma função? Por quê?
c)      Você consegue descobrir qual era a regra utilizada por Luiz?
d)     Chamem de x os números ditos por Marcelo e de y os números respondidos por Luiz. Indique uma lei que dê y em função de x. Sabendo que neste caso, a função é dada por y= ax²+bx+c qual é o valor dos coeficientes a, b e c, respectivamente?
e)      Quais podem ser o domínio e a imagem dessa função?
f)       Utilize o Winplot para fazer o gráfico, marcar os pontos da tabela acima, e o descreva com suas palavras as características deste gráfico.
g)      No aplicativo Winplot os coeficientes são chamados de parâmetros. Construa diferentes gráficos atribuindo valores positivos e negativos para o parâmetro a. Por exemplo, a=-5, a=-1, a=5, a=1. Descreva o que você observou?

b)     Objetivo
O objetivo da sétima atividade é descobrir qual é a regra usada. Fazer o diagrama de flechas. De acordo com a regra encontrada trabalhar os parâmetros desta função.

c)      Solução esperada pela professora

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